quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Memorial


Memorial

Curso de Introdução à Inclusão Digital


Nome: Cristiane Gomes Carvalho
Caraibeiras Tacaratu-PE
Outubro de 2010

           Apresentação
          È notório destacar que há uma crescente passagem do mundo analógico para o digital. Neste prisma a procura por curso de formação, serviços e produtos tecnológicos são cada vez mais abrangente, fator resultante de uma sociedade onde a inclusão digital ainda é escassa.
          Diante destes apostes é preciso que ressaltar que enquanto profissional de educação temos a necessidade de se qualificar, para tornar a práxis inovadora interessante e eficaz, estando apto a responder as demandas da sociedade da informação. Daí cabe aos profissionais de educação (docentes/não docentes) a apropriação de conhecimentos acerca das tecnologias digitais para se manter incluso a possibilitar aos educandos  a inclusão digital.
          Nesse sentido, gostaria de compartilhar por meio de memórias, a minha vivência no curso de Introdução à Educação Digital ( proinfo integrado). Este curso, promovido pela  Secretaria de Educação a Distância- Seed/MEC, na qual integra o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional. ( proinfo Integrado) voltado à formação de professores e gestores de educação de todo país, visando à inclusão digital.

Curso Introdução à Educação Digital

         Como profissional de educação tenho ficado sempre atenta as oportunidades em que o município de Tacaratu, em  conexão a Secretaria Estadual e o ministério da Educação vêm disponibilizando aos professores e gestores com o objetivo de contribuir para a inclusão digital dos profissionais Educação. Neste prisma em dezembro de 2009, tive a oportunidade de me escrever no curso que teve início em julho de 2010 com o encontro inicial ministrado pelo professor tutor Humberto Mascarenhas, com aulas teóricas/práticas vivenciadas em VIII unidades distribuídas em 40 horas.
         Durante o curso foi possível refletir sobre tecnologia e mídia, conceituando-as, onde tive oportunidade de compreender a tecnologia como sendo todos os recursos por nós utilizados ( livro, revista, giz, computador etc.), ou seja, como um conjunto de meios de comunicação, desmitificando a idéia de tecnologias são equipamentos digitais ( tecnologia de ponta). Conhecer o computador e seu funcionamento, o sistema operacional e seus aplicativos, compreendendo a importância e utilidade do computador, mas sem perder o foco geral, para que usá-la, ou como deve ser usada, deixando claros os benefícios e malefícios que tal recurso dispõe.
         Foi possível ainda compreender o conteúdo Web. Visto que a internet é uma rede que integra inúmeros links, bilhões web sites, que possibilita a interação em tempo real e informações diversas em portais e outros que selecionados podem contribuir de forma significativa em nosso fazer pedagógico. Logo é imprescindível que além de selecionar o conteúdo, temos que aprender a usar com segurança o mundo virtual.
         É notório que no início tive muitas dificuldades para acessar a internet, tanto por falta de sinal, quanto por falta de conhecimento, na qual destaco o curso como grande aliado na busca de soluções.
         Avançando aos estudos sobre internet e como contribuir com nossas produções foi proposto a discussão, sobre blogs, onde  em aula prática foi criado blogs ( trabalhos em grupo) evidenciando as características dos blogs, e sua contribuição entre aprendizagem e comunicação na era digital.
         É sabido que para postar textos vídeos e outros produções nos blogs, faz-se necessário entender como utilizar o Editores de textos com precisão, que aparte de digitação para mim é um grande desafio, a cada dia aprendo um pouco pois é muitas informações que na verdade, só se concretizam na prática, daí é importante saber que nunca estou sozinha e que o maior aprendizado e o aprender fazendo sem medo de errar, pois como diz Piaget, até no erro aprendemos.
        Em linhas gerais o curso me trouxe uma visão de professor como sendo o melhor software de todos. Ele é o elemento de maior força, por sua inteligência, sua capacidade de raciocínio com bases em fontes diversificadas, suas experiências variadas, ele segue garantindo que o seu sistema “natural” de informações elabore respostas e saídas pertinente a cada sala de aula. É o software chamado professor que movimenta e dá vida a um hardware chamado escola. Portanto dessa constatação fica evidente que o professor precisa se inteirar de forma  a estarem preparados para utilizarem pedagogicamente as tecnologias na formação de cidadãos que deverão produzir e interpretar as novas linguagens do mundo atual e futuro.  
        Em se tratando de ambiente de informática o sistema operacional do computador favorece um rol de programas com diferentes funções para tornar agradável, lúdico, interativo e sistematizado o trabalho do professor como também do educando, independente de idade ou modalidade de ensino.
        Sendo assim precisa acima de tudo de coragem, força de vontade para adquirir conhecimentos, tendo em vista que sem esforço próprio não há êxito em nenhum trabalho, e a verdadeira inclusão acontece quando temos o desejo de sermos incluso.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário