Memorial
Curso de Introdução à Inclusão Digital
Nome: Maria da Salete dos Santos
Caraibeiras Tacaratu-PE
Outubro de 2010
Apresentação
Levando-se em consideração que a informação está sendo criada e recriada a uma velocidade e a um volume jamais vistos, não é mais possível fugir da necessidade de aprender novos paradigmas sobre a aprendizagem estabelecida a partir das mudanças trazidas pela convergência digital.
O desafio tem sido muito grande em nossa caminhada, mas, certamente as conquistas e a certeza de se estar avançando são maiores.
Curso de Introdução à inclusão Digital
Iniciei o curso de Inclusão digital em junho de 2010, com intuito de aprimorar meus conhecimentos sobre as TIC’s uma vez que os computadores começam a se fazer presentes em todos os lugares e juntos a novas possibilidades de comunicação, interação e informação.
As novas tecnologias ampliam essas capacidades de modo extraordinário, mas se queremos uma tecnodemocracia precisamos formar o sujeito para isso precisamos pensar em uma alfabetização tecnológica para todos, considerando a escola como um lugar adequado para promover a inclusão digital. Para nossos educandos a internet funciona como um oceano pelo qual a informação contida em textos, som e imagem pode ser navegada, criando um mecanismo de disseminação e divulgação mundial de informação, sendo um meio de interação entre os indivíduos, independentemente de sua localização.
Para mim outro dado importante foi a oportunidade de conhecer os blogs e como utilizar essa ferramenta, como mais um recurso pedagógico em sala de aula, pois são diversas as formas usadas para expressar saberes, mas certamente a base principal do nosso sistema de ensino é a leitura, e na reciprocidade a escrita, o que torna pouco atrativo aos nossos educandos, enquanto que a rede com suas múltiplas mídias e novas informações de interação leva nossos aprendizes a apresentar mais interesse em aprender.
Há poucos anos atrás a web ainda não fazia parte do contexto da maioria das escolas, os alunos se apoiavam nos livros disponíveis na biblioteca da escola, com a difusão da web mudou-se esse processo tornando as enciclopédias impressas absoletas, as possibilidades de interação oferecidas pela estrutura de comunicação da internet criam uma rede de intervenção entre os participantes que combina troca cognitiva e afetiva e social, um dos aspectos é a temporalidade, a sincronia de tempo entre o emissor e o receptor, por essa razão são recursos muito utilizados pelos seus participantes, para dar suporte a essas atividades utiliza-se um editor de apresentações, tal ferramenta permite integrar textos escritos, imagens fixas e auditivas, uma vantagem em usar o computador na preparação dos slides e que podemos navegar em ciclos, voltando de tempos em tempos aos mesmos slides, outra ferramenta particularmente interessante para o professor no momento em que precisamos organizar dados de pesquisas, a planilha eletrônica processa e registra cálculos sendo a planilha uma ferramenta muito importante no cotidiano escolar.
Considerações Finais
Assim ao terminar o curso de inclusão digital percebe-se a importância das novas tecnologias na práxis pedagógica, percebe também que o conhecimento passa por mudanças que se fazem necessário para nosso aperfeiçoamento, reflexões que só podemos enxergar através de novas aprendizagens, muitas vezes desafiadoras. Precisamos incorporar a TIC’s na educação como ferramenta na formação de cidadãos aptos a construir uma sociedade solidária e cada geração aprenda a dar valor à solidariedade na construção de um mundo melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário