Programa Nacional de Formação
Continuada em Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado
Curso Introdução à Educação Digital
Maria Luciene da Conceição Gomes
Tacaratu-PE
Apresentação
Considera-se que a informação está sendo evoluídas rapidamente, não é mais possível fugir da realidade, pois hoje principalmente nos educadores temos que enfrentar novos paradigmas para engajar na aprendizagem estabelecida a partir das mudanças trazidas pela tecnologia que atende a todos, dando bons resultados práticos e eficazes.
Curso Introdução à Inclusão Digital
Ao iniciar o curso de Introdução a Inclusão Digital em julho de 2010 tinha como objetivo aprimorar novos conhecimentos sobre as TIC’s tanto na vida pessoal como profissional, uma vez que os computadores se fazem presente em nossas vidas e em todos os lugares, surgi novas oportunidades de dialogar, transmissão e informação.
As novas tecnologias ampliam essas capacidades de um modo geral, precisamos formar sujeitos conscientes, capazes de pensar e querer uma alfabetização tecnológica para todos, considerando a escola como um espaço adequado para promover a inclusão digital. A internet para nossos educandos funciona como um oceano pela qual as informações são contidas em texto, som e imagem, criando um mecanismo de divulgação mundial de informações sendo um meio de interação entre os indivíduos.Porém, fazendo uma análise foi importante participar mesmo com pouco conhecimento de como utilizar essa ferramenta “computador”, hoje a base principal de nosso sistema de ensino é a leitura e a escrita o que torna pouco atrativo aos nossos educandos, enquanto a rede com suas múltiplas mídias e novas informações de interação leva nossos educandos a presentear mais interesse em aprender.
Há alguns anos atrás nas instituições escolares os educandos utilizam livros como suporte didático para a aperfeiçoamento de sua aprendizagem escolar, com a difusão da web, mudou esse processo tornando a enciclopédia impressa, as possibilidades de interação e comunicação ofereciam pela internet cria uma rede de intervenção entre os participantes, que combinam trocas cognitivas, afetivas e sociais, porém um dos seus aspectos são a temporalidade, e a sincronização de tempo entre o emissor e receptor, por isso, são recursos muito utilizados pelos seus participantes, para dar suporte a essas atividades utiliza-se um editor de apresentações, que tal ferramenta permite integrar textos escritos, imagens fixas e auditivas, uma grande vantagem é usar o computador na preparação dos slides e que podemos navegar em ciclos voltando de tempo em tempos aos mesmos slides.
Considerações finais.
Ao concluir o curso de inclusão digital percebi a importância das tecnologias no mundo de hoje e na nossa práxis pedagógica, perceber que o curso me fez refletir e adquirir novos conhecimentos dando oportunidades a novas mudanças no nosso dia-a-dia, mesmo enfrentando alguns desafios precisamos nos engajar na inclusão digital, pois o computador é uma ferramenta que facilita o nosso trabalho como educador e desperta a atenção e motivação nos nossos educados.
Cristiane,
ResponderExcluirQuanta riqueza de informação! Como é gratificante essa troca, esse aprendizado. Te convido a visitar o meu blog, sinta-se a vontade e deixe o seu comentário. www.escolahumanizada.blogspot.com Xêro!!!